segunda-feira, 29 de setembro de 2008

RECICLAGEM

Você sabia que várias coisas que já não tem mais utilidade podem ser reaproveitadas e voltar a ter utilidade?
Pois é, isso se chama reciclagem!
A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de aproveitar os restos e reutilizá-los no processo de produção de que saíram. Eles são desviados, coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos.
O lixo de gerações
Cada brasileiro produz cerca de 500 gramas de lixo por dia. Olhando assim, parece pouco, mas, somando a população brasileira você vai ver que toso esse lixo se transforma em um enorme bolo de milhões de toneladas.
Quando o caminhão de lixo passa para recolher os sacos, ele é levado para um terreno chamado de aterro sanitário ou lixão. Porém devido o aumento da população, a quantidade de lixo também aumenta, e isso está fazendo com que não haja mais espaço para tanto lixo.
Na natureza, toda a matéria orgânica viva se decompõe rapidamente e ainda ajuda a tornar a terra mais fértil para alimentar novos seres que virão. Mas, com os seres humanos é diferente, porque são os únicos seres vivos que produzem coisas artificiais, e, algumas delas como latas de refrigerante, plástico e vidro levam uma eternidade para se decompor.
Confira na tabela abaixo com alguns desses ‘lixos de gerações’:
Material
Tempo para decomposição
Jornais -De 2 a 6 semanas
Embalagens de papel -De 3 a 6 meses
Fósforos e pontas de cigarros -2 anos
Chiclete -5 anos
Nylon -30 anos
Tampas de garrafas -150 anos
Latas de alumínio -De 200 a 500 anos
Isopor -400
Plásticos -450 anos
Fralda descartável comum -450 anos
vidro -1.000.000 de anos (um milhão)
Como reciclar?
A reciclagem começa dentro de casa, pois é necessário a separação e preparação do lixo.
Por exemplo: As pilhas não devem ser misturadas com o lixo comum (restos de comida), pois contem substâncias tóxicas.
O lixo deve ser separado lixo reciclável como o plástico, o papel, o vidro e o metal.
Daí quando tudo estiver corretamente separado, é só levar para os Pontos de Entrega Voluntária (P.E.V.), espalhados pelas cidades do Brasil. Ou então, você pode levar para o local mais próximo da sua casa onde existem aquelas latas grandes e coloridas com os símbolos de cada material.
O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA RECICLAR O LIXO E COLABORAR COM O MEIO AMBIENTE? DEIXE O QUE FAZ NOS COMENTÁRIOS.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Novas atividades sobre meio ambiente

Bom dia
Começamos agora uma nova etapa de nosso blog.
Começaremos agora a trabalhar com o meio ambiente.

http://www.brincandoseaprende.com.br/swf/1054_triviadanatureza/1054_triviadanatureza.php

Depois de responderem todas as perguntas , quero saber quem acertou tudo.Deixem seu nome, a série e quantas perguntas acertaram.

beijos a todos

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Meu primeiro emprego

AGORA QUE VOCÊS JÁ SABEM SOBRE A PIRÂMIDE ALIMENTAR E COMO FAZER UMA DIETA BALANCEADA, É HORA DE VOCÊS TRABALHAREM UM POUCO. CLIQUEM NO LINK ABAIXO E BOM TRABALHO!!!
http://www.abic.com.br/jogos/relacione_nv2_j1.html
BEIJOS
PRÔ ROSE

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sabores do Brasil - curiosidades




A MENINA QUE VIROU RAIZ
Existe uma lenda indígena que explica a origem do nome mandioca. Conta-se que a filha do chefe de uma tribo tupi engravidou virgem e deu à luz uma menina branca, que recebeu o nome de Mani. Por ela ser branca, provocou o espanto de toda a tribo e das nações vizinhas, que vinham visitar a criança para conhecer aquela nova raça.
Depois de um ano a menina morreu e foi enterrada dentro da própria casa, e era regada diariamente, como de costume do povo. De seu túmulo, brotou uma planta que era desconhecida dos índios, por isso eles não a arrancaram. As raízes dessa planta serviam de alimento. Daí surgiu seu nome: Mani-oca, que significa "casa de Mani".




FORTIFICANTE VINDO DO GALINHEIRO
Logo que os negros vieram para o Brasil, apenas os que estavam doentes podiam comer galinhas e ovos, pois na época se acreditava que esses alimentos eram fortificantes. Aos poucos, a galinha passou a fazer parte dos pratos que as negras criavam, como o vatapá e o xinxim.
XINXIM DE GALINHA
Prato tradicional da cozinha afro-baiana. É um refogado de galinha com camarões secos, temperos (como sal, cebola, azeite-de-dendê) e sementes de abóbora torrada e ralada. Esse último ingrediente pode variar dependendo da receita.
PAMONHA
De origem africana, é uma espécie de bolo feito com milho verde, que é cozido até ficar gelatinoso.
A receita doce leva leite de coco, manteiga e outros ingredientes, de acordo com a região. É embrulhada e cozida na própria casca do milho. Também pode ser salgada e enrolada em folhas de bananeira. Como é mole, virou até apelido para quem é meio bobo: "seu pamonha!".
ÍNDIO COMER GENTE
Algumas tribos que viveram no Brasil eram antropofágicas (ou canibais), isto é, comiam carne humana. Mas não era para matar a fome; era por vingança ou com a intenção de ter o poder do inimigo que seria o prato do dia.
O inimigo era alimentado, enfeitado e recebia uma mulher antes de ser morto com um golpe na nuca. Depois ele era dividido: as mulheres ficavam com a cabeça e os órgãos internos para fazer mingau, que davam para as crianças. Os homens ficavam com as outras partes do corpo. Socooorroooo!
QUAL DAS LENDAS VOCÊ ACHOU MAIS INTERESSANTE?? PORQUE? COMENTE SOBRE UMA DAS LENDAS.