sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Água é vida! E é da nossa vida estamos a falar



A Terra é o “planeta azul" e só se conhece água na Terra.
A água é talvez o recurso mais precioso que a Terra oferece à humanidade.
Os seres vivos precisam de água para viver, e nós sabemos da sua importância para a nossa sobrevivência.
Cabe a cada um de nós preservarmos a água para que, no futuro, os seres vivos não fiquem fiquem comprometidos com a falta deste recurso.
Após a leitura desse texto,cliquem no hiperlink abaixo e boa sorte!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Pobre Virtual

Galera..
bom dia...
apertem no hiperlink abaixo e boa diversão..aproveitem!! Existem 10 jogos sobre meio ambiente. Pensem bem e colaborem com o nosso meio ambiente. Boa sorte!!!!


segunda-feira, 20 de outubro de 2008

PATRULHA D'ÁGUA

BOM DIA, LINDINHOS...

AJUDEM O SUPER H20 A ACABAR COM O DESPERDÍCIO DE ÁGUUA DA CIDADE!!
APERTEM NO LINK ABAIXOE BOM JOGO. NÃO ESQUEÇAM DE DEIXAR MARCADO NOS COMENTÁRIOS A PONTUAÇÃO DE CADA UM DE VOCÊS.
BEIJOS A TODOS.
http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=patrulha_dagua/base_patrulha_dagua|w=760|h=440

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

COLETA SELETIVA

O QUE É COLETA SELETIVA?
É A Separação dos materiais reciclaveis, daqueles que são realmente lixo.A coleta seletiva visa em separar e classificar o lixo para que se possa aproveitar tudo o que é reciclável. Geralmente, separa-se material inorgânico - vidro, papel, metais, plásticos, papéis - do orgânico, composto de restos de comida, frutas, verduras, aparas de grama e esterco de animais, em recipientes de cores diferenciadas. Ela é o primeiro passo para reciclar o lixo.A coleta seletiva e a reciclagem de resíduos são uma solução indispensável, por permitir a redução do volume de lixo para disposição final em aterros e incineradores. Não é a única forma de tratamento e disposição: exige o complemento das demais soluções.O fundamento deste processo é a separação, pela população, dos materiais recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metais) do restante do lixo, que é destinado a aterros ou usinas de compostagem.A implantação da coleta seletiva começa com uma experiência-piloto, que vai sendo ampliada aos poucos. O primeiro passo é a realização de uma campanha informativa junto à população, convencendo-a da importância da reciclagem e orientando-a para que separe o lixo em recipientes para cada tipo de material.É aconselhável distribuir à população, ao menos inicialmente, recipientes adequados à separação e ao armazenamento dos resíduos recicláveis nas residências (normalmente sacos de papel ou plástico).A instalação de postos de entrega voluntária em locais estratégicos possibilita a realização da coleta seletiva em locais públicos. A mobilização da sociedade, a partir das campanhas, pode estimular iniciativas em conjuntos habitacionais, shopping centers e edifícios comerciais e públicos.Deve-se elaborar um plano de coleta, definindo equipamentos e periodicidade de coleta dos resíduos. A regularidade e eficácia no recolhimento dos materiais são importantes para que a população tenha confiança e se disponha a participar. Não vale a pena iniciar um processo de coleta seletiva se há o risco de interrompê-lo, pois a perda de credibilidade dificulta a retomada.Finalmente, é necessária a instalação de um centro de triagem para a limpeza e separação dos resíduos e o acondicionamento para a venda do material a ser reciclado. Também é possível implantar programas especiais para reciclagem de entulho.

RESULTADOS
AMBIENTAIS
Os maiores beneficiados por esse sistema são o meio ambiente e a saúde da população. A reciclagem de papéis, vidros, plásticos e metais - que representam em torno de 40% do lixo doméstico - reduz a utilização dos aterros sanitários, prolongando sua vida útil. Se o programa de reciclagem contar, também, com uma usina de compostagem, os benefícios são ainda maiores. Além disso, a reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas.
ECONÔMICOS
A coleta seletiva e reciclagem do lixo doméstico apresenta, normalmente, um custo mais elevado do que os métodos convencionais. Iniciativas comunitárias ou empresariais, entretanto, podem reduzir a zero os custos da prefeitura e mesmo produzir benefícios para as entidades ou empresas. De qualquer forma, é importante notar que o objetivo da coleta seletiva não é gerar recursos, mas reduzir o volume de lixo, gerando ganhos ambientais. É um investimento no meio ambiente e na qualidade de vida. Não cabe, portanto, uma avaliação baseada unicamente na equação financeira dos gastos da prefeitura com o lixo, que despreze os futuros ganhos ambientais, sociais e econômicos da coletividade. A curto prazo, a reciclagem permite a aplicação dos recursos obtidos com a venda dos materiais em benefícios sociais e melhorias de infra-estrutura na comunidade que participa do programa. Também pode gerar empregos e integrar na economia formal trabalhadores antes marginalizados, como no caso de Vitória-ES.
POLÍTICOS
Além de contribuir positivamente para a imagem do governo e da cidade, como no caso de Curitiba, a coleta seletiva exige um exercício de cidadania, no qual os cidadãos assumem um papel ativo em relação à administração da cidade. Além das possibilidades de aproximação entre o poder público e a população, a coleta seletiva pode estimular a organização da sociedade civil.
QUAL SERIA O SEU PLANO DE TRABALHO PARA UMA EXCELENTE COLETA SELETIVA EM NOSSA ESCOLA?
O QUE PODERÍAMOS FAZER COM O DINHEIRO ARRECADADO ?
O MELHOR PLANO ELABORADO SERÁ ESCOLHIDO E COLOCADO
EM PRÁTICA NA NOSSA ESCOLA.
BOA SORTE A TODOS.