segunda-feira, 29 de setembro de 2008

RECICLAGEM

Você sabia que várias coisas que já não tem mais utilidade podem ser reaproveitadas e voltar a ter utilidade?
Pois é, isso se chama reciclagem!
A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de aproveitar os restos e reutilizá-los no processo de produção de que saíram. Eles são desviados, coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos.
O lixo de gerações
Cada brasileiro produz cerca de 500 gramas de lixo por dia. Olhando assim, parece pouco, mas, somando a população brasileira você vai ver que toso esse lixo se transforma em um enorme bolo de milhões de toneladas.
Quando o caminhão de lixo passa para recolher os sacos, ele é levado para um terreno chamado de aterro sanitário ou lixão. Porém devido o aumento da população, a quantidade de lixo também aumenta, e isso está fazendo com que não haja mais espaço para tanto lixo.
Na natureza, toda a matéria orgânica viva se decompõe rapidamente e ainda ajuda a tornar a terra mais fértil para alimentar novos seres que virão. Mas, com os seres humanos é diferente, porque são os únicos seres vivos que produzem coisas artificiais, e, algumas delas como latas de refrigerante, plástico e vidro levam uma eternidade para se decompor.
Confira na tabela abaixo com alguns desses ‘lixos de gerações’:
Material
Tempo para decomposição
Jornais -De 2 a 6 semanas
Embalagens de papel -De 3 a 6 meses
Fósforos e pontas de cigarros -2 anos
Chiclete -5 anos
Nylon -30 anos
Tampas de garrafas -150 anos
Latas de alumínio -De 200 a 500 anos
Isopor -400
Plásticos -450 anos
Fralda descartável comum -450 anos
vidro -1.000.000 de anos (um milhão)
Como reciclar?
A reciclagem começa dentro de casa, pois é necessário a separação e preparação do lixo.
Por exemplo: As pilhas não devem ser misturadas com o lixo comum (restos de comida), pois contem substâncias tóxicas.
O lixo deve ser separado lixo reciclável como o plástico, o papel, o vidro e o metal.
Daí quando tudo estiver corretamente separado, é só levar para os Pontos de Entrega Voluntária (P.E.V.), espalhados pelas cidades do Brasil. Ou então, você pode levar para o local mais próximo da sua casa onde existem aquelas latas grandes e coloridas com os símbolos de cada material.
O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA RECICLAR O LIXO E COLABORAR COM O MEIO AMBIENTE? DEIXE O QUE FAZ NOS COMENTÁRIOS.

17 comentários:

Anônimo disse...

nos utimos dias eu tenho ajudado muito á não jogar lixo na rua para não polui o
meio-anbiente



MILLENA LITSCHAUER
E
RAQUEL RODRIGUES

Unknown disse...

sim eu e meu amigo ajudamos o meio anbiente .não jogando lixo nas planta e na rua.
por que podemos poluir o meio anbiente o rios,lagos.
vamos ajudar o meio anbiente.
nome:gustavo e lucas

Anônimo disse...

Eu ajudo algumas vazes na minha ca sa reciclar garrafas pet.
Eu e meu pai fazemos vasos com a garrafa.
Na escola eu ajudo um pouco,de vez em quando.
Eu ajudo em casa o meu pai a separar o lixo, garrafas , pilhas ,papel , latas...
Na escola tem lixo separados eu , coloco no certo . Wendy e Jackelyne 4 Ano A.

Anônimo disse...

Juscimara
Quando estou em casa eu junto as garrafas que fica na lage etc...
Bruna
quando estou sem fazer nada eu junto latinhas,papelão etc...
NOME:JUSCIMARA E BRUNA 4ano A.

Anônimo disse...

Nós temos colaborado um pouco,nós temos jogado lixo no lixo cada material em seu devido lugar não jogando lixo na rua ajudando o meio ambiente quando não encontramos lixo guardamos o lixo até chegar em casa . Lixos como
[papel de bala,chicletes e etc...]
Nós estamos ajudando muito o meio ambiente espero que nosso pensamento não mude que continuimos assim adorando ajudar o meio ambiente.

Nome:Miriã, Beatriz M.
4 Ano A

Anônimo disse...

EU COLOCO GARRAFAS PLASTICAS EM UMA SACOLA PARA COLAborar e garrafas de vidro e papeu em outra para colabora com os lixeiro. thiago e julio 4ano A

Unknown disse...

As materias se decompõe e pode almentar a poluição e a natureza
pode acabar e muito mais.
nome:edson e cicero 4ºa

Anônimo disse...

quado eu etou nhe casa minha mãi
fala paraninhi

nome:vinicius lucas

Anônimo disse...

Eu separo o lixo comum de coisas plasticas e pilhas tipo tem um cara que passa reciclando e pedindo coisas para reciclar
e vender no ferro velho.
para cuidar do meio ambiente tambem precisamos plantar e colher por que a proveitar o frutifero da planta faz bem
nome jefferson e caio

Unknown disse...

NÓS RECICLAMOS VIDRO COM VIDRO PLASTICO COM PLASTICO
METAL COM METAL PAPEL COM PAPEL.
ASSIM QUE NÓS RECICLAMOS E VAMOS
CONTINUAR ASSIM.
NOME: THAIS OLIVEIRA PASSOS SANTANA
DANIELA MORAES BEZERRA
SERIE:4A

Anônimo disse...

Eu nesses utimos dias tenho colaborado muito não jogando lixo na rua,nos rios e na natureza,
e colaborando com o meio ambiente.
marcos e joão
sreie 4ano a

Anônimo disse...

eu ajudo a escola a reciclar lixo como papel,plástico,metal a ceparar ecolocar cada um em seu devido lugar.eu não só ajudo a escola mas sim outros lugares como bares,restaurante e em casa.

Anônimo disse...

Ingrid:-eu e meu pai reciclamos latas
Amanda:Eu e meu pai reciclamos papel,e de vez em quando reciclamos garrafas!





Nome:Amanda e Ingrid 4 ano a

Unknown disse...

- jogar os lixos em sacos diferente jogar o lixo pelo menos duas veses por semana.
- amarrar os sacos não jogar lixo
na rua

nome:luis carlos e everton

serie:4anoA

Anônimo disse...

NÓS ESTAMOS COLABORANDO EM JOGAR LIXO NO LIXO AJUTANDO COISAS COMO
PLÁSTICOS,GARRAFAS,PAPELÃO E TAMPINHA NÓS FAZENDO ISSO PODE

Anônimo disse...

joga os lixo no saco de lixo e as comidas tanbém e os bolos e tudo que as coisas de comidas e oque nos come tudo tipo de comida

milena do santos e kelly
4anon a

Anônimo disse...

nos utimos dias ou tenho ajudado muito a nao jogar lixo na rua para nao polui o meio anbiente
nome;vitor e kaique