sexta-feira, 18 de abril de 2008

5ªaula - Alimentos Energéticos

CARBOIDRATOS
Eles têm a força! Os alimentos energéticos são ricos em açúcares (carboidratos) e gorduras (lipídios). Os carboidratos e lipídios são verdadeiros super-heróis para o corpo: fornecem energia para o nosso organismo funcionar, para você poder correr e brincar à vontade. Vá colocando no carrinho: pão, macarrão, cereais como arroz e milho, frutas e doces, alimentos ricos em carboidratos. É energia que não acaba mais.
Para obter energia, nosso organismo recorre primeiro aos carboidratos. Eles sustentam as atividades muscular e mental, e também o funcionamento dos órgãos. Mas quando a gente abusa deles, a balança logo avisa! Porque se ingerimos carboidratos em excesso, eles são transformados em gordura e "estocados" em alguma parte do corpo. O açúcar que a gente usa para adoçar comidas e bebidas vem da cana-de-açúcar, aquela planta com folhas compridas que forma os canaviais. Mas não é o único açúcar que existe. O leite e as frutas têm seus próprios açúcares naturais, chamados lactose e frutose.
Alguns vegetais acumulam energia em forma de amido, que é um tipo de carboidrato. São ricos em amido: a batata, a mandioca, o milho, o trigo. Com a digestão do amido e dos açúcares, obtemos a glicose. Ela é necessária para o movimento dos músculos - ou seja, sem ela, não faríamos nada!
Mas onde fica a prateleira mais gostosa do supermercado? Cadê os lipídios?
Apertem no link abaixo e leiam um pouco mais sobre os lipídios.
Você come de maneira correta ou tem cáries, dor de barriga entre outras coisas?? deixe sua resposta em comentários. beijos
Prô Rose

39 comentários:

Unknown disse...

eu witzel como corretamente e não tenho caries. a minha prateleira preferida e a dos biscoitos e tanbem não tenho dor de barriga.
nome:witzel e natanael
serie: 4 ano d

Unknown disse...

eu como bem mais eu gosto muito de chocolate mais as veses da dor de bariga se eu como muito e eu não gosto de cenora


eugosto de maçan e e fais bem pra saude e eu não gosto de figado
nome:luanae lucas de souza

Unknown disse...

nome:bruno e cristian
serie:4ºd
Nos gosta de alimento que da forças. tem alimentos enegertico são batata feijão arroz salada macarrão lazãnho legumes abobora xuxu.

Unknown disse...

A prateleira que nos gostamos mais e de chocolate,biscoito,doçes e salgadinhos e esses almentos tem muita gordura que a gente naõ pode comer prisipalmente o salgadinhos.
nome:raphael e paulo
serie:4 ano d

Unknown disse...

eu gosto de i nas pratileiras
dos bombons.
wesley e aline 4ano d

Unknown disse...

a pratileira mais gostosa seria a pratilera de doses,nos comemos de maneira regulada,nos não temos caries,as veses eu tenho dor de barriga,nome:lucas,o,c,messias 4anod

Unknown disse...

nós gostamos da pratileira de alimentos que da força e ernegia para o corpo. tamném de alimentos que tem fibras, ferro e vitamina.
nome:gabriella e yan
serie:4ºd

Unknown disse...

a pratileira mas gotosa e ate doses nos não temos gare e nos temos uma alimetasãõ sautaveo. nome:vinicius e raulsere
serie:4anod

Unknown disse...

eu aprendi que se a jente comer muihto doce da dor de barriga e out ras coisas também renato e lucas.

Unknown disse...

Agente gostamos da pratilera do danone eos lipdio estão no macarrão.
não temos caris e quando comemos muito doce ficamos com dor de bariga.
nome:vanessa e ester
serie:anod

Unknown disse...

EU GOSTO DE BATATA FRITA EFRANGO ASADO
ARROIS
FEIJAO
SALADA
DE
TOMATE
E
ALFASSE
FRANGO
GRELHADO

NOME:MARCUS VINICIOS
4 ANO C

Unknown disse...

patricia->eu patricia tenho muita dor de barriga mas nao tenho caries...
a minha prateleira predileta é a de frios...

bejus

patricia

karla->eu karla pra começar eu tenho dor barriga mas eu me alimento muito bem e não tenho caries e se eu tivesse eu cuidaria bem rapido...
A minha prateleira preferida é de frios

beijos
karla

4ºano C

Unknown disse...

eu sou maria micaele eu como
muito bem ,não tenho nenhuma
uma cárie,eu nunca tive dor de bariga...

eu sou caroline eu tambem como
bem , não tenho nenhuma cárie numca tive dor de barriga tambem...

ass:caroline e maria micaele

Unknown disse...

eu gosto de salada eu gosto de arroz e feijão eu gosto de bife eu gosto de fruta eu gosto de madioca eu gosto de salcicha johnny daniel

Unknown disse...

Eu sou jaqueline eu gosto de arroz e feijão. Eu di vez em quando não durmo direito. Eu tenho dor di vez em quando. 4ano c

Unknown disse...

nome:sara e bianca
SERIE:4ºc
bianca TEBALDE-eu nao tenho caries as vezes da dor de barriga e eu me alimento muito bem comendo verduras frutras e legumes e muito ferro eu gosto de chocolate e bom mais nao podemos essajerar muito eu tambem gosto de ser forte e e creser de maneira certa...
sara FARIAS =EU NAO TENHO CARIES
MAS AS VEZES ME DA DOR DE BARRIGA DOR DE CABEÇA E CAGANERA MAIS EU COMO BEM PARA PODER VIVER BEM EU GOSTO DE COMER MUITAS VERDURAS E PROTEINAS E MUITO FERRO E VEGETAIS E FRUTAS EU GOSTO DE CHOCOLATE MAIS NINGUEM PODE ESSAGERAR MUITO EU ME TRATO MUITO BEM PARRA CRECER BEM E TER VIDA SAUDAVEL...

Unknown disse...

a pratileira que eu gosto é de salgadinhos e de chocolate meda dor de bariga .

Unknown disse...

a jente se cemte bem e aliviados
quando a jente come bem
a gente gosta de chocolate.
nome:daniel e lucas
serie:4anoc

Unknown disse...

Oi sou Beatriz e não tenho caries e gosto muito de chocolate.
Oi eu sou Thauany não tenho caries não tenho dor de cabeça e gosto de chocolate.
Oi eu sou Bruna não tenho dor de cabeça e não tenho caries

Unknown disse...

Eu james gosto de tudo legumes,frutas,verduras etc...
eu não tenho cárie e a prateleira que eu mais gosto é a do sorvete.

Eu pedro gosto também de tudo e eu não tenho cárie e a prateleira que que eu mais gosto é a prateleira dos doces.

Nome:Pedro e James
série:4ª B 16/05/08

Unknown disse...

A PARTE ONDE FICA AS COISAS MAIS GOSTOSA DO MERCADO É ONDE FICA A BOLACHAS CHOCOLATE REFRIGERANTE.
AGENTE NÃO TEMOS CARIE POIS CUIDAMOS DOS NOSSOS DENTES.
NOME:JULIANA E KAROLINE
SERIE:4ºB

Unknown disse...

nos entendemos que alguns vegetais acumulam energia em forma de amigo

nome:lucas alan e matheus

Unknown disse...

nome:lucas e fabio
nós gostamos da pratileira de alimentos que da força e ernegia para o corpo. tamném de alimentos que tem fibras, ferro e vitamina.

Unknown disse...

Para uma digestão melhor temos que se alimentar com carboitratos como batata,chuchu,mandioca e mais,e também a maior parte que essas coisas vão é para o sangue nós sentimos dor de barriga.


nome: Caroline e edilso 4 ano b

Unknown disse...

Eu wender e meu amigo anderson aprendemos que abusar dos alimentos
ricos em açucar prejudica a nossa saude e pode causar doênsa muito grave e não podemos comer muito açucar.
nome:Wender
nome:Anderson4anoB

Unknown disse...

Nós entendemos que alguns vegetais acumulam energia em forma de amido.
NOME:Lucas Andrade e Vitor 4anoB

Unknown disse...

a pratileira mas gostosa do supermecado é a pratileira dos doces e legumes,e os nutritivos
Nós não temos dor não estomago ,não temos dor de cabeça

nome geovani e mauricio
sala 4b

Unknown disse...

eu aprendi que carboidratos são muito importantes para a saude e para o intestino e a pratileira mais gostosa do supermenrcado é a das bolachas
4anob nicolas

Unknown disse...

NOME gabriel c.gabriel v

eu gosto muito de chocolate se eu
comer muito me da caris e dor de bariga so que se eu escovar meus dente não me da care.

Unknown disse...

Eu não tenho cares nos dentes,e eu como normal eu não como com dor
em nenhun lugar.
E eu não tenho dor de barriga.

Unknown disse...

oi nos somos vitoria e paloma
para uma digestam melhor temos que
comer chuchu,cenora,abobrinha,repolho,tomate e salada foi bom ter te conhecido.
nome: vitoria e paloma
serie: 4 ano b

Unknown disse...

nos comemos muito bem mas nos tambem gostamos de chocolate,e as vezes nos sentimos dor de barriga.
nome;wendy e desiré

Unknown disse...

eu aprenti que e bom arroz fero esincoebom fica forte ardura fais bau para a saùde
nome:higo:raiane serie:4B

Unknown disse...

eu como bem mais eu gosto de muito chocolate mais as veses da dor de bariga se eu como muito e eu não gosto de cenora

Unknown disse...

AS PESSOAS DEVE COMER ALIMENTOS SAÚDAVEIS,RICOS EM PROTEINAS, VITAMINAS E FÉRRO PARA CRESCER SAÚDAVEL NÓS DEVEMOS COMER ALIMENTOS NUTRITIVOS. VINICIUS MALTA E MARCOS

Unknown disse...

AS PESOAS DEVEMOS ALIMENTOS SAUDAVEU ALIMENTOS MODERADOS EFERO 4NOA NOME ;WILLALAN EVERTON

Unknown disse...

eu aprendi que as proteimas
fazem as crianças creserem
mais saudaveis
e rapidamente


nome jefferson raquel

Unknown disse...

café dá manha:
no café da manha podemos comer bolacha,pão , cáfé, chá e tomar chocolate
almoço:
arroz feijão carne suco e verduras
jantar:
arroz feijão frango e muitas verduras

maicon e messias

Unknown disse...

a jente se cemte bem e aliviados
quando a jente come bem
a gente gosta de chocolate.
nome:daniel e lucas
serie:4anoc